Concurso de criatividade cultural ECHO – instrução

LETÓNIA

Música ao Pôr-do-sol

Concerto ao ar livre “Música ao pôr do sol” no lago Balvu. Quando o lago Balvu se transforma numa sala de concertos acústicos, a jangada “Vilnītis” torna-se um palco, os assentos em barcos e os lugares de estacionamento transformam-se na margem do lago. Apreciar a música por uma tarifa de entrada de pensamentos brilhantes, boa disposição e responsabilidade pela sua segurança na água. O festival tem lugar na terceira sexta-feira de agosto. O evento é organizado pela associação Ritineitis”, www.ritineitis.lv

Festival Musical “Upites Uobelduorzs”

O mais antigo festival de poesia e música da Letegália Lategálio (zona oriental da Letónia), “Upītes Uobelduorzs”. O festival foi fundado em 2002 pelo poeta Ontons Slišans, como um evento único dedicado aos dias de poesia, que junta poetas experientes e aqueles que estão a começar. Participam também músicos jovens e populares, sendo os estilos musicais do festival muito variados, desde o folclore ao rock pesado. A regra do festival é que quase 100% da poesia e das canções têm de ser em lategálio.

O objetivo do evento é promover e desenvolver a vida cultural da Latgália: processos literários, musicais, artísticos e tradicionais, criando um valor cultural na sua interação.

O festival é organizado pelo Centro do Património Cultural Imaterial “Upīte” e realiza-se todos os anos em setembro, www.upite.lv

Encontro de contadores de histórias “Os outros é que sabem”

Um encontro de contadores de histórias inter-regional, no qual participam contadores de histórias de freguesias e concelhos vizinhos. Os contadores de histórias narram histórias ouvidas de outras pessoas ou vividas por eles próprios, incidentes humorísticos, bem como anedotas.

Participam no evento cerca de dez contadores de histórias. O encontro é complementado pela celebração da abertura dos livros de anedotas. No condado de Balvi, este tipo de reunião realiza-se apenas em Krišjāņi, e tem lugar todos os anos em maio ou junho.

Pintura Internacional ao ar livre “Valdis Bušs”

Valdis Bušs capturou a terra, o céu, as árvores, a água e as flores com pinceladas expressivas.

O legado deste artista, a natureza da Lategália, os acontecimentos, as pessoas encontradas e até os sons inspiram os participantes a encontrar o seu próprio ponto de vista e uma abordagem individual no sentido de criar novos valores artísticos. As pinturas contam a história de Viļaka, o encanto especial e o património cultural diversificado do Norte de Lategália.

O evento é organizado pelo Conselho do Condado de Balvi, e a exposição das obras criadas neste evento acontece todos os anos em julho, na sala de exposições do Museu de Viļaka.

POLÓNIA

Festival Cultural em Lomza

Fotografias de Maryia Hlukhava

O Festival Cultural realizado em Lomza, na Polónia, no dia 9 de julho, teve como objetivo conferir um cariz mais internacional à vida da região de Podlasie, na Polónia. Os participantes da Polónia, Grécia, Itália, República Checa e Turquia apresentaram as suas culturas, danças, comida e tradições.

Durante o dia, os convidados puderam aprender sobre outras culturas e artesanato, experimentaram o tradicional tzatziki e ayran, beberam café turco e provaram especialidades italianas.

A iniciativa reuniu cerca de 500 pessoas de toda a região de Podlasie e os participantes de projectos internacionais que decorreram nesses dias.

Juntamente com as senhoras da associação de casas de Lomza, aprenderam canções típicas daquela região e viram como fazer flores com o material “bibuła – papel mata-borrão”.

O festival foi promovido pela organização Youth Human Impact com fundos da União Europeia (projeto Erasmus+).

Festival Internacional de Teatro de Rua ao Ar Livre – FETA

Organizado pela cidade de Gdańsk, GAK e GAK Plama – os centros culturais locais.

Este evento anual realizou a sua décima quinta edição entre os dias 7 e 9 de julho. Desde o início o festival realizou-se no centro da cidade ou em parques locais no sentido de se tornar acessível ao público. Este ano, o festival decorreu no Parque Reagan, em Gdańsk, com grupos de teatro provenientes da Polónia, de Itália, Espanha, Ucrânia, Suíça, Portugal, Alemanha e Dinamarca, que atuaram nos 14 palcos distribuídos por todo o parque.

Havia uma grande variedade de atuações, tanto para crianças como para adultos, desde espetáculos de comédia ligeira a atuações que abordavam a guerra, a violência doméstica, os refugiados, as fronteiras e muito mais.

Um dos espetáculos polacos, apresentado pelo Teatro Migro de Cracóvia, debruçava-se sobre a vivência da zona oriental da Polónia durante a guerra, a separação das famílias, a multiplicidade de religiões e as relações humanas. Utilizando antigas canções polacas e palavras de oração, o espetáculo pretendia mergulhar o espetador na realidade dos tempos de guerra.

Noite Cultural – Noc Kultury

Festival cultural em Lublin, organizado pela Oficina de Cultura de Lublin.

Este evento é anual e acontece no início de junho, a partir das primeiras horas da noite. O seu programa é composto por várias centenas de eventos culturais que se realizam, na maioria dos casos, em espaços públicos, principalmente na Cidade Velha e na Baixa de Lublin. Os eventos são submetidos por resposta a um convite livre, por artistas, animadores, instituições culturais, ONG, empresários e residentes, para além dos que são especificamente criados especificamente para aquela Noite pelo organizador. Todos os anos, são apresentadas várias centenas de propostas em diversos domínios da cultura: espetáculos de teatro, concertos, exposições, projeções de filmes, vídeo mapping, workshops ou atividades de rua. Muitas delas têm lugar em locais invulgares, em pátios e portões de casas de habitação, nos telhados de edifícios ou em ruas do centro da cidade fechadas ao trânsito para o efeito. Os museus, as galerias de arte, as bibliotecas e os corredores subterrâneos das instituições culturais de Lublin também estão abertas durante a Noite da Cultura, havendo ainda instalações artísticas no espaço público, que fazendo uso da luz, produzem um efeito notável depois de escurecer.

Jarmark Jagielloński – Feira Jagielloniana em Lublin

Um dos principais eventos culturais anuais da cidade realiza-se há mais de 15 anos, durante vários dias no mês de agosto. Tem continuado a desenvolver-se e a crescer, procurando a melhor forma de se apresentar ao público. A partir de alusões genéricas ao património da era Jagielloniana e às rotas comerciais que passavam por Lublin, aborda também o tema da tradição popular. O seu objetivo é apresentar e promover esta cultura nas suas várias manifestações, sejam elas de origem tradicional ou contemporânea.

O festival remete para as feiras de Lublin que datam do século XV, altura em que as rotas comerciais que passavam por Lublin traziam à cidade muitos viajantes, nómadas e comerciantes. É por esta razão que o festival se chama “Feira Jagielloniana”, e inclui uma série de workshops de dança, canto e artesanato, que permitem o contacto com artistas populares, entusiastas e praticantes de artes tradicionais.

Alemanha

Festival Internacional de Artes de rua em Altonale

STAMP é o Festival Internacional de Artes performativas no espaço urbano de Hamburgo – e o termo “espaço” está a tornar-se cada vez mais importante. Onde artistas desenvolvem as suas atuações para e num local específico, que determina a sua arte em diferentes graus, mas que, de qualquer modo, a influencia.

Atualmente, o STAMP faz parte de uma rede internacional de festivais que aprendem uns com os outros e criam em conjunto projetos a longo prazo que vão muito além de um evento único. Ao fazê-lo, há um envolvimento conjunto com os debates sociais atuais e uma participação ativa na elevação do estatuto da arte e da cultura na vida quotidiana.

Fotos de Najib Khalil

Festival Cultural da América Latina em Marstall, Ahrensburg

Um evento colorido que nos leva numa viagem pela cultura pulsante, animada, apaixonada e a sentir a magia da América do Sul: Tradições vibrantes, pratos deliciosos, danças de tirar o fôlego!

Descobrimos juntos a parte do mundo onde a música nunca pára. Neste evento de apresentação da América Latina, deve-se ir com muita energia para se divertir enquanto se dança ao som de música latina.

Seja bem-vindos à America Latina!

Fotografias de Yessenia Brittto

PORTO AZUL de HAMBURGO | O porto de Hamburgo volta a brilhar em tons de azul em 2023

A obra do artista de luz Michael Batz, realiza-se a cada dois anos, antes e durante os Dias dos Cruzeiros. Este ano, o Porto Azul decorreu entre os dias 1 e 10 de setembro de 2023, estando o Porto de Hamburgo uma vez mais imerso na mágica luz azul, contando com um grande espetáculo de luzes e alargado número de visitantes. “A luz é vida e a luz em público é luz para a vida social, para a alegria de viver e para uma coexistência alegre”: é desta forma que o artista de luz e criador do espetáculo, Michael Batz, o descreve. Sob o signo da “luz azul” juntam-se dois mundos, que também se refletem no porto de Hamburgo.

Fotos de Mariela Mendieta

ITÁLIA

Carnevale di Putignano – Carnaval de Putignanol

O Carnaval de Putignano, uma localidade perto de Bari, no sul de Itália, é uma das celebrações mais antigas e mais longas da Europa, remontando a 1394. É conhecido pela sua duração única, uma vez que começa a 26 de dezembro e termina na terça-feira de Carnaval, podendo durar até quatro meses. Com o passar do tempo, tornou-se menos sagrado e mais profano, com os habitantes locais a aproveitarem a oportunidade para troçar de figuras públicas, criando grandes caricaturas que transportam em procissão pela cidade. Os principais espetáculos do Carnaval têm lugar antes da Quaresma, em janeiro e fevereiro, com os maiores desfiles nos domingos imediatamente anteriores à Quaresma e o último evento na Terça-feira de carnaval. O evento reúne fantásticos bonecos de pasta de papel, música ao vivo e grandes multidões de habitantes locais. A festa termina com padres a correr pelas ruas com vassouras, simbolizando a “morte” do carnaval até ao ano seguinte. Este evento é também conhecido pelo fabrico da tal pasta de papel utilizada na construção dos carros alegóricos do desfile, sendo o principal protagonista o “Farinella”, uma figura de palhaço que apareceu pela primeira vez na sua forma atual em 1953. O Carnaval de Putignano é uma mistura de cultura e entretenimento, combinando elementos místicos, pagãos, tradicionais e modernos. Notabilizou-se pelo desfile de carros alegóricos, a referida personagem engraçada Farinella e pelos famosos apitos de barro com um design incrível.

Link: https://www.carnevalediputignano.it/home/

Sagra delle Fragole – Festival do Morango

O Festival do Morango,é um evento anual (desde 1922) realizado em Nemi, no Lácio, Itália, para celebrar os famosos e deliciosos morangos e morangos silvestres. Segundo a lenda, estes morangos silvestres nasceram das lágrimas derramadas por Vénus aquando da morte de Adónis, que se transformaram em corações vermelhos. Aparentemente, estes morangos tinham poderes, nomeadamente, o de afastar as cobras dos bosques.

A cidade enche-se de flores e os turistas podem provar gratuitamente os frutos cultivados nas margens do lago Nemi, entre encenações históricas e danças folclóricas. O cerne do evento é o desfile das “Fragolare”, as raparigas da cidade, que se vestem para a ocasião com o traje tradicional (saia vermelha, espartilho preto, blusa branca e mandrucela, uma renda que usam na cabeça). O evento realiza-se normalmente no final de maio e durante o mês de junho. Nemi é conhecida pelos seus morangos silvestres e o festival apresenta um programa de eventos onde se incluem menus especiais com pratos temáticos de morango, produtos locais e outros produtos.

O festival também oferece aos visitantes a oportunidade de comprar caixas de morangos para levar para casa a um bom preço.

Link: https://comunedinemi.rm.it/contenuti/180207/nemi-paese-fragole-castelli-romani

Notte della Taranta – A Noite da Tarântula

A Noite da Tarântula é um importante festival de música realizado em Salento, em Apulia, Itália. O festival centra-se na Pizzica, um género folclórico popular em Salento, e tem lugar em vários municípios da província de Lecce e da Grécia Salentina, sendo a Vila de Melpignano um local relevante para o evento. A iniciativa celebra a tradição musical folclórica de Taranta e Pizzica, tendo-se tornado um importante recurso cultural e turístico para a Apulia. O festival é dedicado à redescoberta da música folclórica do Salento e à sua fusão com outros géneros musicais, desde a música do mundo ao rock, ao jazz e à música clássica. Todos os Verões são apresentados uma série de concertos de grande qualidade, atraindo um público local e internacional. O festival recebeu artistas de renome e “Maestri Concertatori”, incluindo Joe Zawinul, Goran Bregovic e Giovanni Sollima, que contribuíram para o seu crescimento e sucesso. Este é considerado o maior festival de música de Itália e um dos mais importantes eventos europeus dedicados à cultura tradicional, tornando-se uma das mais importantes celebrações das tradições populares do sul de Itália.

Link: https://www.lanottedellataranta.it/it/

PORTUGAL

Tapetes de Flores de Vila do Conde

créditos: Arquivo Municipal de Vila do Conde

De quatro em quatro anos, em Vila do Conde a celebração do Corpo de Deus é marcada por uma das suas tradições mais emblemáticas, os tapetes de flores.

Num esforço significativo da comunidade, que se organiza em equipas por rua, ficando cada uma encarregue de criar o seu tapete, e durante várias semanas, juntam-se para recolher, preparar e cuidadosamente desfolhar toneladas de folhas e flores. Durante a noite que antecede a grandiosa celebração, as equipas de cada rua preenchem detalhadamente os desenhos das formas, criando meticulosamente os cerca de 3 quilómetros de tapetes de flores naturais.

De manhã, as ruas do centro histórico da cidade despertam com um aroma fresco e uma majestosa tapeçaria feita de milhares de flores de diferentes formas e padrões coloridos, num cenário único de rara beleza.

Esta festa tradicional é uma iniciativa da comunidade, associada à celebração religiosa, e com o apoio do município.

Feira Nacional de Artesanato

créditos: Arquivo Municipal de Vila do Conde

https://www.facebook.com/cm.viladoconde/videos/306885148347572 (resumo em video da edição de 2023)

A Feira Nacional de Artesanato é um evento anual de referência que se realiza desde 1978, envolvendo vários artesãos nacionais e atraindo um grande número de visitantes. Trata-se de uma estratégia fundamental para garantir a preservação do artesanato tradicional e a promoção do novo artesanato português, apostando na genuinidade e qualidade dos produtos apresentados.

Este evento de entrada livre decorre num atrativo espaço ao ar livre, com 11.000 metros quadrados, onde as cerca de duas centenas de artesãos participantes expõem os seus produtos artesanais, tendo a renda de bilros especial relevância. Realizam-se ainda espectáculos de música e dança tradicionais, jornadas gastronómicas, e a novidade da edição deste ano foi o Concurso do Jovem Artesão para incentivar a criatividade dos jovens com menos de 30 anos.

O evento é uma parceria entre a Associação de Defesa do Artesanato e do Património de Vila do Conde e a autarquia.

(https://feiranacionaldeartesanato.com/)

Circular Festival de Artes Performativas

©Margarida Ribeiro_Gestoe Síntese_Supernova Enseble

©Margarida Ribeiro_Terra Nullius_Paula Diogo

©Susana_Neves_Documentario_Joclecio Azevedo

Sediada em Vila do Conde, a Circular é uma associação cultural que promove anualmente, desde 2005, o Festival Circular de Artes Performativas, com propostas experimentais em diferentes áreas artísticas como a dança, a performance, o teatro, a música e as artes visuais.

O festival promove a circulação de criadores nacionais e internacionais, apostando em nomes firmados das artes performativas e em artistas emergentes, incentivando processos criativos através de residências artísticas, na criação de um diálogo próximo da comunidade artística com o contexto e com o público.

Esta iniciativa pretende garantir diversidade no conteúdo concetual das propostas e uma abordagem distinta das tendências da programação institucional, abrindo espaço para o risco e dando visibilidade a projetos emergentes. Aposta em novas criações através de coproduções, apresentando espetáculos em estreia absoluta e nacional, construindo parcerias com organizações de relevância local, nacional e internacional que potenciam a partilha de recursos e o cruzamento de públicos. Para além de contribuir para o alargamento da oferta cultural no norte do país, no geral, e na Área Metropolitana do Porto, em particular, o Circular afirma a sua singularidade comprometendo a criação artística com a comunidade da cidade onde se desenvolve – Vila do Conde.

https://www.circularfestival.com/pt/

GRÉCIA

Festival do Vinho e de Danças Tradicionais

Fotografia: Municipio de Marathon

Fotografia: https://news.marathonpress.gr/

Uma celebração no Município de Marathon que tem lugar todos os anos em setembro e é dedicada à tradição, à história, às raízes e às memórias das pessoas, mas também ao principal produto local, o vinho.

O festival é organizado pelo Município contando com a participação de organizações e associações, produtores de vinho daquela região e das zonas circundantes da Ática Oriental e mais de 360 bailarinos.

Dia Cultural no Museu Europeu do Pão (Aniversário da aprovação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO 2003))

Fotografias de: Panagiota Papadopoulou

Um dia cheio de cultura, entusiasmo e ritmo foi o 7 de outubro de 2023, no Museu Europeu do Pão, em Varnavas, Marathon. Desde as 11h00 da manhã até às 20h30 da noite, decorreram eventos paralelos. A manhã foi dedicada ao programa Green Heritage Schools, no âmbito do qual visitantes da Letónia, Itália e Chipre, que vivem na Grécia, se encontram no museu. Simultaneamente, os jovens visitantes participaram no programa experimental “Little Fashion Designers” e criaram projetos excecionais, como jóias. A tarde foi dedicada às celebrações do 20.º aniversário da aprovação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO 2003), com discursos do Dr. Ioannis Karachristou, investigador principal do Centro de Estudos do Folclore Grego da Academia de Atenas, e de Katia Flevaris, titular do mestrado em “Estudos em Educação” e “História Pública” e educadora de adultos, bem como uma intervenção do museu. As duas ações supramencionadas são realizadas sob a égide do Ministério da Cultura.

Um dos momentos altos aconteceu quando as artesãs de pão começaram a trabalhar nas suas criações e encorajaram os visitantes, jovens e idosos, a participar nos ateliers experimentais. A noite prosseguiu com música e canções do coro letão, enquanto os convidados desfrutaram de delícias gastronómicas.

Achilleia” e “Coletiva de Arte Folclórica”

O evento “Achilleia” é organizado pela Companhia de Folclore de Varnavas nos Museus de Varnavas, dedicado a Achilleas Turkantonis, Professor de Medicina.

Ao mesmo tempo, realizou-se a coletiva de arte folclórica, constituída por um vasto leque de artistas e investigadores dedicados à promoção e preservação do património cultural folclórico. Através de várias atividades e eventos, o festival de folclore, com música ao vivo, comida e arte locais, esforça-se por realçar e preservar os elementos tradicionais da cultura europeia.

Share This